, fornecendo informações científicas e tecnológicas atualizadas e de alto nível. Esta iniciativa permitirá aos profissionais da saúde acesso de forma ágil e eficiente a bases de dados específicas de medicina baseada em evidências, além de textos completos e referenciais focados na área da saúde.

Criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o hotsite "Medicina por Evidências" irá aperfeiçoar o trabalho e a educação dos profissionais da saúde, oferecendo o que há de melhor na produção científica mundial. Por meio da pesquisa a conteúdos cientificamente fundamentados, os profissionais poderão atuar integrando o conhecimento, a experiência clínica e as provas científicas para proporcionar melhores cuidados aos pacientes.

Objetivo

Esta parceria visa fornecer acesso rápido ao conhecimento científico por meio de publicações sistematicamente revisadas e de alta qualidade. As informações, providas de evidências científicas, são utilizadas para apoiar a prática clínica e auxiliam os profissionais da saúde a embasar suas decisões. Assim, esses conteúdos servem de suporte para a realização de diagnósticos e a escolha do tratamento, entre outros procedimentos relativos a cada área de atuação.

Público-Alvo

Os conteúdos estão disponíveis para os profissionais de saúde da rede pública vinculados ao respectivo Conselho Profissional. Terão acesso à pesquisa os profissionais das áreas de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

Como acessar

Os profissionais da rede pública de saúde realizam a pesquisa por meio de qualquer computador conectado a internet. Para acessar o conteúdo disponível é necessário digitar o endereço http://mbe.periodicos.capes.gov.br ou entrar em um dos sites habilitados - do conselho profissional ao qual está vinculado, da Capes, do Portal de Periódicos ou do Ministério da Saúde - e localizar o banner "Medicina por Evidências". Depois, basta escolher a base de dados para iniciar a pesquisa.

Dica: Prof Dr Eduardo J. Oliveira (CBIOTEC/UFPB), que informa que lá existe acesso gratuito às bases EMBASE, Micromedex, Dynamed, livros da Atheneu, etc.

Software livre