Para definição das ações necessárias ao cumprimento das metas estabelecidas e acompanhamento da evolução do programa, foi implantado o FÓRUM DE DISCUSSÃO SOBRE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS. Este evento é itinerante entre as IFES associadas e tem como objetivo proporcionar um espaço para acompanhamento dos projetos de pesquisa, interação com setores acadêmicos e não acadêmicos, discussões de tendências, rumos da área farmacêutica e do próprio programa. Trata-se, portanto, de uma atividade de acompanhamento, divulgação, avaliação e integração simultaneamente. De 2009 a 2019, foram realizadas 6 edições do FÓRUM. 
As IFES responsáveis pelo DITM referenciam seus processos de avaliação nos seus PDIs: UFC (2018-2022); UFPB (2019-2023); UFRN (2020-2029); UFRPE (2016-2020), de acordo com o que preconiza a Lei do SINAES, englobando os 5 eixos sistematizados pelo CONAES/INEP: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão; e infraestrutura física. A autoavaliação institucional é conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) das Universidades.
O Programa de Excelência da Pós-Graduação (PEPG), criado pela UFRPE com o objetivo de apoiar os PPG stricto sensu da instituição na consolidação de suas atividades de pesquisa e ensino, contribuindo para a formação de recursos humanos altamente qualificados para o país, elevar a inserção internacional dos programas, bem como aumentar sua inserção e representatividade nacional, conta com quatro subprogramas para atingir os objetivos pretendidos, um deles contempla o Monitoramento e Acompanhamento de Indicadores da Pós-Graduação.
Apesar de consolidados nas IES, os processos de autoavaliação de cada associada são distintos entre si e, portanto, o DITM deve propor um plano de auto-avaliação que possa evidenciar os avanços que o programa já conquistou, suas potencialidades e as fragilidades a serem superadas, considerando a integralidade do DITM sem deixar de observar as especificidades de cada IES. Os resultados desse processo deverão subsidiar o planejamento estratégico do programa para os próximos anos, em especial o próximo quadriênio de avaliação externa (CAPES). Essa atividade estava prevista para 2020, mas foi adiada para o início do próximo quadriênio, devido à pandemia.