Por se tratar de um Programa interinstitucional, a mobilidade no âmbito do PPgDITM foi instituída desde o processo seletivo até a execução das atividades acadêmicas e reuniões do colegiado. É um princípio da proposta, garantindo a identidade da associação. Como forma de garantir a lisura e eficiência do processo de seleção dos alunos, foi definido um modelo realizado em, pelo menos duas etapas (cidades) a cada semestre, facilitando o acesso dos alunos e manutenção da comissão de seleção com representatividade de cada instituição do Programa, onde o docente que compõe a comissão de seleção não avalia os projetos e candidatos que concorrem a vagas na sua instituição, evitando desse modo todo e qualquer pensamento de corporativismo que o candidato possa temer. Nessa oportunidade, os docentes das IFES associadas interagem, promovendo parcerias a posteriori, mas principalmente avaliam os projetos dos candidatos e sugerem ao colegiado e demais docentes diversas possibilidades de interação entre as instituições, seja no PPgDITM ou em outros programas, para apoio à realização dos projetos apresentados, ampliando o potencial de mobilidade do aluno. Como consequência do modelo adotado, é crescente o número de alunos que apresentam orientadores e coorientadores de IES diferentes. Semestralmente, pelo menos uma disciplina deve ser ofertada em cada IFES associada e, pelo menos uma das disciplinas ofertadas deve ser obrigatória. A Coordenação Geral divulga a oferta das disciplinas com antecedência para que os discentes possam planejar sua mobilidade. A oferta é organizada de modo a permitir o trânsito de professores e alunos e facilitar o acesso às infraestruturas locais e a outros pesquisadores. Além disso, o Programa incentiva que os docentes de diferentes IFES ministrem conjuntamente as disciplinas, deslocando-se para as cidades onde há maior número de alunos inscritos, o que já ocorre com diversos componentes curriculares, permitindo ainda uma integração com os programas locais da área de Farmácia.
Em 2020, devido a pandemia COVID-19 as disciplinas foram ministradas no formato remoto  trouxe algumas dificuldades, por sermos um Programa que tem aproximadamente 50% dos componentes de aulas práticas.
Um ponto que o PPgDITM vem trabalhando fortemente é o vínculo dos nossos docentes com outros programas. Na sua criação, o programa não contava com corpo docente exclusivo. Em 2020, havia 6 docentes permanentes com dedicação exclusiva ao programa, o que corresponde a cerca de 19% do NP. Essa proporção precisa aumentar para que o programa tenha um núcleo de pelo menos 30% dedicado. Além disso, metade dos 32 membros do NP do programa está vinculada a dois outros programas de pós-graduação. Ao longo do quadriênio, alguns docentes já optaram por deixar algum desses programas, permanecendo vinculados a apenas mais um programa além do DITM. Desses 16 docentes, 14 são bolsistas de produtividade do CNPq e têm contribuído para implantação de outros programas de Pós-graduação da região. Nesse sentido, abrimos edital de recredenciamento do NP e de credenciamento para novos docentes e tomamos a decisão de esclarecermos a necessidade do docente que está atuando em dois outros programas fazer a opção em qual pretende permanecer. Assim, consideramos que o PPgDITM alcançou um objetivo importante no atual quadriênio, que consistiu em fixar o corpo docente permanente, sem grandes variações. Para o quadriênio que inicia em 2021, a meta será o aumento do número de docentes com dedicação exclusiva ao programa e a redução expressiva do quantitativo de docentes vinculados como permanentes em 3 programas. Consideramos que esse desafio deve ser enfrentado pelas IES de acordo com os objetivos expressos em seus PDI, em conjunto com seus programas da área da saúde, onde aparentemente, o problema é mais comum. 
Um ponto que o PPgDITM vem trabalhando fortemente é o vínculo dos nossos docentes com outros programas. Na sua criação, o programa não contava com corpo docente exclusivo. Em 2020, havia 6 docentes permanentes com dedicação exclusiva ao programa, o que corresponde a cerca de 19% do NP. Essa proporção precisa aumentar para que o programa tenha um núcleo de pelo menos 30% dedicado. Além disso, metade dos 32 membros do NP do programa está vinculada a dois outros programas de pós-graduação. Ao longo do quadriênio, alguns docentes já optaram por deixar algum desses programas, permanecendo vinculados a apenas mais um programa além do DITM. Desses 16 docentes, 14 são bolsistas de produtividade do CNPq e têm contribuído para implantação de outros programas de Pós-graduação da região. Nesse sentido, abrimos edital de recredenciamento do NP e de credenciamento para novos docentes e tomamos a decisão de esclarecermos a necessidade do docente que está atuando em dois outros programas fazer a opção em qual pretende permanecer. Assim, consideramos que o PPgDITM alcançou um objetivo importante no atual quadriênio, que consistiu em fixar o corpo docente permanente, sem grandes variações. Para o quadriênio que inicia em 2021, a meta será o aumento do número de docentes com dedicação exclusiva ao programa e a redução expressiva do quantitativo de docentes vinculados como permanentes em 3 programas. Consideramos que esse desafio deve ser enfrentado pelas IES de acordo com os objetivos expressos em seus PDI, em conjunto com seus programas da área da saúde, onde aparentemente, o problema é mais comum.   
Com o objetivo de facilitarmos a comunicação entre o corpo docente/discente e coordenações elaboramos e distribuímos manuais que esclarecem direitos e deveres de todos. O Manual do Docente contempla as diretrizes e critérios para disponibilização de materiais, prazos, organização das disciplinas/módulos e avaliação do aproveitamento dos alunos que serão descritas a fim de orientar os docentes que ministram esses componentes curriculares.